Os 10 melhores animes de 2009 (Lista 2ch)

O 2ch é o fórum mais popular do Japão, não somente quando se trata de animes. Porém, nesse último caso, várias discussões curiosas se dão nos redutos do site. Todo ano, o fórum realiza uma votação visando escolher os 10 melhores animes do ano. E a votação de 2009 foi encerrada semanas atrás. Não costumo comentar essas listas, mas dessa vez vou abrir uma exceção, pois há muitos títulos que gostaria de deixar uma opinião. Com exceção de três animes, todo resto da lista achei bem aceitável. Começarei do último ao primeiro.
Os 10 melhores animes do ano de 2009 do 2ch
10 – Tokyo Magnitude 8.0
O título merece estar na lista somente por causa de seu tema e cenário de fundo. Tokyo Magnitude é um anime ousado quando se trata de inovar e mostrar algo diferente. É bem verdade que o final pode não ter agradado todos, pois, mesmo que os eventos presentes nos últimos episódios contassem com alguma explicação lógica, eles infelizmente fugiam um pouco da realidade que a obra apresentou ao longo de todos os outros episódios. Acabou sendo um final anticlímax, que dividiu a opinião de muita gente.
Os 10 melhores animes do ano de 2009 do 2ch
9 – Zoku Natsume Yuujinchou
Talvez essa seja uma das grandes surpresas da lista. Não que duvidasse da qualidade do anime, aliás, até acharia justo se Natsume estivesse alguns lugares à frente. Esse foi sem dúvidas um dos melhores animes de 2009 em diversos quesitos, incluindo personagens e animação. Também foi um dos melhores shoujos do ano, e sinceramente teve uma boa quantidade de bons títulos no estilo, pena que Aoi Hana e Maria-sama ga Miteru 4th ficaram de fora da lista, em favor de títulos “medianos” como K-ON! e To Aru Kagaku no Railgun. Provavelmente teremos uma nova temporada em algum momento do ano que vem, ou mesmo de 2011, já que o final de Zoku ficou em aberto. Se continuar sendo produzido pelo Brains Base e com a qualidade de sempre pode apostar que voltará a figurar nessas listas de melhores do ano.
Os 10 melhores animes do ano de 2009 do 2ch
8 – Taishou Yakyuu Musume
Assim como o título acima, fiquei surpreso ao ver Taishou Yakyuu nessa lista. Surpreso pelo simples fato de que em qualquer site ou blog que via pela internet, dificilmente tinha alguém comentando desse anime. Pelo menos, quando comentavam eram críticas positivas. E de fato, considerando que Taishou é do mesmo grupo de K-ON! e Saki, acho até mais justa a presença desse primeiro título, do que dos dois últimos. Todos eles usam como tema de fundo algum esporte ou atividade, e dentro disso temos um grupo de garotas.
O ponto é que enquanto K-ON! fala de tudo, menos de música, a menos os outros dois dão grande atenção aos seus respectivos temas principais. Por outro lado, só Taishou realmente mostra o tema de forma menos fanservice (embora tenha alguns) e com personagens com razões melhor desenvolvidas e personalidades mais fortes (e mesmo a Koume parecendo muito moe no começo, no final temos algumas surpresas quanto ao comportamento dela). O anime vale também simplesmente pelo cenário de fundo e alguns temas envolvendo questões sociais e de comportamento, embora tudo seja feito de maneira mais leve, e, por vezes, divertida.
Os 10 melhores animes do ano de 2009 do 2ch
7 – Kimi ni Todoke
Não tenho muito a comentar de Kimi ni Todoke. Na verdade devo ser uma das poucas pessoas que não gostou do anime, embora não o ache ruim. É sim um título digno de estar nessa lista. Pelo pouco que vi, a série realmente tem muitas qualidades, mas pelo lado pessoal nada me agradou além da qualidade técnica, nem o fato da Sawako ser dublada pela Mamiko Noto.
Os 10 melhores animes do ano de 2009 do 2ch
6 – To Aru Kagaku no Railgun
Quando li o mangá até achei que uma adaptação em anime do Railgun seria uma boa idéia. Para minha felicidade (e de certa forma, infelicidade hoje em dia), o J.C.Staff anunciou a produção de uma versão animada. Tudo estaria ótimo se o estúdio não resolvesse usar os 6 ou 7 primeiros episódios (não lembro exatamente) para praticamente nada. E para piorar teve tanto fanservice com o lado yuri da Kuroko, que até hoje eu me pergunto, como posso gostar tanto de uma personagem no mangá e odiar a mesma no anime (não que a Kuroko já não tivesse tendências yuris no mangá, mas pelo menos não faziam questão de enfocar o assunto todo santo quadrinho).
Chego a achar o começo do Railgun pior do que o Index. E mesmo agora que a história começou de verdade tenho ligeira impressão de que acabará rápido demais, e logo logo teremos novos fillers. Tudo isso num anime com previsão de 24 episódios. Sinceramente, existiam títulos melhores que poderiam estar aqui. Uma das poucas coisas que salvo no Railgun até agora é o arco atual e a boa qualidade de animação.
Os 10 melhores animes do ano de 2009 do 2ch
5 – Higashi no Eden
Se Tokyo Magnitude estava na lista, por que Higashi não poderia? Ambos foram as duas grandes surpresas do ano, até por tratarem de temas incomuns. Claro que Higashi tem um ar bem mais de ficção quando comparado a TM. O único problema do título é que ele não foi encerrado com 11 episódios como era previsto, porém nada que os dois movies não resolvam. O grande ponto forte dessa série é sem dúvidas o clima de mistério que se cria em torno do celular que Takizawa e algumas outras pessoas possuem. Por experiência própria (e até lendo a de outras pessoas por aí) o mais intrigante é saber quem os possui e para quais propósitos, além da própria intenção do seu criador. Higashi ainda mexe com alguns problemas sociais enfrentados pelo Japão, mas dizer qual é seria como estragar a parte final do anime.
Os 10 melhores animes do ano de 2009 do 2ch
4 – K-ON!
Acredito que K-ON! esteja nessa lista muito mais pelo sucesso popular alcançado, do que pela qualidade em si. E sei que meio mundo vai querer a minha cabeça após dizer isso. Porém, não nego que fui pego pela mania quando o anime estreou, e para dizer a verdade, até gostava das piadas dos primeiros episódios, pois boa parte delas realmente envolviam o tema principal que era a música. O problema que depois disso praticamente esqueceram o tema e passaram a fazer um monte de piadas repetitivas e sem nexo algum.
De um clube de música leve, passou a ser apenas um clube de chá, aonde quatro garotas e uma professora “tarada” e fanserviceira (depois que a Azusa chegou aumentou para cinco, não que isso realmente importe, afinal ela nem fazia tanta diferença) discutiam sobre assuntos banais. Isso sem falar que repetiram duas vezes o episódio da praia e ainda tiveram a cara de pau de copiar uma cena do episódio 15 de Lucky Star. Para quem não se lembra é a cena onde a Mio descobre que estará numa sala diferente das outras três (alguém se lembrou da Kagami?). Por outro lado, agradeço K-ON! pelas grandes vendas de Blu-ray, pelo lado da indústria foi um bom negócio.
Os 10 melhores animes do ano de 2009 do 2ch
3 – Saki
Posso até ter gostado de assistir Saki (um dos poucos animes dos últimos tempos que me fazia esperar ansiosamente pelo próximo episódio a cada madrugada de domingo), mas questiono a presença dele nessa lista. Pelo lado pessoal sem dúvidas que estaria aí (até a frente de Bakemonogatari), porém olhando um pouco mais indiferentemente tenho sérias dúvidas se colocaria Saki mesmo entre os 10 primeiros. Não que o anime fosse ausente de destaque, comparado a K-ON! pelo menos em Saki eles dão forte atenção ao tema principal, nesse caso o mahjong. Entre os fãs brasileiros de anime sei que todo mundo preferiu K-ON! até por ser algo mais fácil e bobo de se entender (e não tem como não entender).
Já Saki pode ser extremamente complicado para quem tem zero de conhecimento em mahjong, e ainda precisa ser no estilo japonês. Claro que é possível assistir o anime apenas para ver garotas moe e fanservice (algo que o Gonzo se especializou em fazer. Só não digo que prefiro ver o anime sendo produzido pela SHAFT, por simplesmente não conseguir imaginar Saki ao estilo Shinbo), mas se for o caso, talvez Sora no Otoshimono e seu “lendário” episódio das calcinhas voadoras seja uma opção melhor. Em Saki há um enfoque bom em vários temas relacionados ao mahjong, como sistema de pontuação (bastante enfocado nos primeiros episódios), certos tipos de jogadas (Jigoku Machi, Rinshan Kaihou), campeonatos (o grande atrativo do anime), estilo de jogo (cada personagem além do fator moe tem algum jeito diferente de jogar), formas de se jogar mahjong (na vida real ou on-line), entre outros assuntos.
Pode não ser o melhor anime para quem não gosta de mahjong, mas pelo menos para quem gosta ou procura gostar é um título recomendado, acima do fanservice, do yuri e dos efeitos especiais exagerados. Claro que há ainda o fato de que probabilidade zero não existe em algumas jogadas (como o Rinshan Kaihou da Saki), mas pelo menos não é como se existissem jogadas no anime que não pudessem ser realizadas na vida real (e eu mesmo já fiz um Rinshan mentiroso para comprovar). De certa forma acho que alguns títulos mereciam estar nessa lista, mas pessoalmente fico feliz em ver Saki nela.
Os 10 melhores animes do ano de 2009 do 2ch
2 – Darker Than Black II
Até gostaria de comentar algo desse anime, mas não posso fazer quando nem ao menos vi um único episódio da primeira temporada. Só posso dizer que é um grande título pelo que andei lendo por aí, mas experiência pessoal assistindo não tenho nenhuma. Então considerando apenas a opinião alheia considere a posição dele como altamente justa.
Os 10 melhores animes do ano de 2009 do 2ch
1 – Bakemonogatari
Não chega a ser uma surpresa ver Bakemonogatari no topo da lista. Pode até ser um anime que não gostei tanto assim de assistir, mas se tem algo que chama a atenção é a maneira como todos os arcos do anime terminam de forma convincente e inesperada, bem como os diálogos inteligentes e cômicos entre os personagens, sobretudo, as piadas da Senjougahara com o Araragi. Geralmente o ar cômico prevalece no começo de cada arco, dando lugar a um clima de seriedade a partir da metade.

O que normalmente odiava em Bakemonogatari é que o começo de cada um desses arcos, vez ou outra eram extremamente maçantes. Porém, isso sempre mudava ao término de cada um deles, onde tudo se amarrava sem deixar nada em aberto. O último, em especial, pode ser considerado uma das passagens mais bem feitas entre os animes desse ano, principalmente, por que faz a letra de encerramento do anime ganhar um grande significado, e até por isso não é estranho ver que a ending anda sendo considerada a melhor do ano em alguns sites e blogs espalhados por aí. Bakemonogatari era a escolha óbvia para o primeiro lugar, e a prova de que a SHAFT continuará sendo um dos melhores estúdios de produção nos próximos anos, a frente até do Kyoto Animation, Production I.G, J.C.Staff e BONES.

FONTE: Subete Animes

Termos Utilizados:

  • animes 2009
  • animes de 2009
  • melhor anime de 2009
  • os melhores animes de 2009
  • top 10 animes 2009
  • animes 2009 melhores
  • animes lancados em 2009
Os 10 melhores animes do ano de 2009 do 2ch está lançado, você está assistindo o episódio Os 10 melhores animes do ano de 2009 do 2ch online e legendado em português. Se já assistiu, dê uma olhada em nossa página principal e veja o que há de novo por lá. Você pode assistir outros episódios de na página do anime. - Notícias Animalog.

Postado por: Sexto Hokage

Caso encontre algo errado no site entre em contato.



Comentários



Chat do Animalog




Os 10 melhores animes do ano de 2009 do 2ch online - assistir Os 10 melhores animes do ano de 2009 do 2ch, Os 10 melhores animes do ano de 2009 do 2ch legendado.
.